Anos 50
Os anos 50 foram marcados como a década do renascimento da feminilidade, difundida com o New Look, de Dior. O culto à beleza estava em alta, e os “Anos Dourados” expressaram muito luxo e sofisticação.
Como destaque permaneceu a cintura marcada e as saias rodadas em forma de sino. Os scarpins, chapéus de abas largas, as luvas e bijuterias imitando jóias completavam o visual.
O grande nome dos anos 50 é o de Christian Dior. Ele foi o estilista responsável pelo retorno da feminilidade e luxo em um mundo sofrido após a guerra. Além disso, também fez da indústria da moda um mercado lucrativo que é mantido até os dias de hoje.
Christian Dior e modelo |
A década de 50 foi o auge das pin-ups, em função de seu caráter fortemente ligado à atmosfera da sensualidade feminina. As pin-ups eram modelos que eram fotografadas com um leve tipo de erotismo. Essas imagens sensuais eram produzidas em grande escala, de distribuição informal e exercem um forte atrativo na cultura pop.
Para os meninos jovens surgiu o estilo rebelde, por influência de James Dean e Marlon Brando, no cinema, e de Elvis Presley, na música. O visual era composto pela calça jeans com a barra virada, camiseta branca e a jaqueta de couro. O despojamento falava alto.
Elvis Presley |
Estilistas de destaque 1950:
#atualidade
As pin ups acabaram se tornando um estilo de vida para algumas mulheres do século XXI. Famosas como Dita Von Teese, Katy Perry e a nossa brasileira Pitty, tomas essas mulheres sensuais como referência.
Dita Von Teese |
Katy Perry |
Pitty |
#fica a dica
A minissérie brasileira "Anos Dourados" de 1986 se passa no bairro carioca da Tijuca do final da década de 1950.
Mais Paper Doll para você!
Desta vez todas as roupas são assinadas pelo Christian Dior. Divirta-se!
Paper Doll - Corpo |