Anos 10
Nos anos 10, o período entre 1914 a 1918 foi marcado pela Primeira Guerra Mundial. Neste cenário de conflito e com a presença dos homens na guerra, as mulheres de diversas classes sociais passaram a atuar em áreas que antes eram apenas masculinas. Consequentemente, na moda, várias transformações aconteceram durante este período.
Como principal responsável pela mudança no vestuário feminino, podemos citar o estilista francês Paul Poiret. Este estilista percebeu que os tempos eram outros e agora com as mulheres trabalhando elas jamais iriam conseguir manter os hábitos do passado da silhueta ampulheta. Então, ao colocar a cintura debaixo do busto, Poiret decretou o fim do uso dos espartilhos e pregava uma forma mais solta e fluída para o vestuário.
Houve uma forte tendência oriental na moda e consequentemente acabou influenciando as criações de Poiret. Ele foi o responsável pela criação do primeiro modelo de calça. Uma de suas mais famosas criações é a “calça sherazade”, seria o que hoje se aproxima da calça saruel. Esta peça do vestuário feminino foi inspirada no balé russo que estava fazendo muito sucesso na Europa.
Inspiração oriental |
Poiret também foi um dos estilistas responsáveis por trazer o turbante para a moda ocidental.
Em 2009 a Arezzo investiu nos turbantes na campanha publicitária desenvolvida para a coleção Verão 2009. |
O que merece destaque é a criação de Fortuny, chamada de Delphos, um dos grandes destaques desse período. Ele patentetou e concebeu um método de plissamento de seda e novos processos de tingimento que lhe permitiu produzir vestidos longos, românticos e flutuantes, reinterpretando assim o vestuário drapeado da Grécia Antiga.
O vestido Delphos acentuava as formas naturais do corpo e proporcionava uma revolucionária liberdade de movimentos |
|
A moda masculina não mais sofria as alterações visíveis de antigamente, era quase um uniforme: calça comprida, paletó, colete e gravata.
Estilistas de destaque 1900 a 1919:
Edward Molyneux , Jacques Doucet, Jeanne Lanvin, Jeanne Paquin, Mariano Fortuny e Paul Poiret.
#fica a dica
Você sabe o que são Paper Dolls?
São bonecas de papel que tem suas roupinhas recortáveis e montáveis. Elas começaram a ser difundidas na América do Norte e Europa a partir dos anos de 1910, em suplementos de propaganda e revistas.
Abaixo você encontra uma Paper Doll do Paul Poiret. Agorá é só baixar, imprimir e montar a sua.