Anos 10

Nos anos 10, o período entre 1914 a 1918 foi marcado pela Primeira Guerra Mundial. Neste cenário de conflito e com a presença dos homens na guerra, as mulheres de diversas classes sociais passaram a atuar em áreas que antes eram apenas masculinas. Consequentemente, na moda, várias transformações aconteceram durante este período.

Como principal responsável pela mudança no vestuário feminino, podemos citar o estilista francês Paul Poiret. Este estilista percebeu que os tempos eram outros e agora com as mulheres trabalhando elas jamais iriam conseguir manter os hábitos do passado da silhueta ampulheta. Então, ao colocar a cintura debaixo do busto, Poiret decretou o fim do uso dos espartilhos e pregava uma forma mais solta e fluída para o vestuário.

Houve uma forte tendência oriental na moda e consequentemente acabou influenciando as criações de Poiret. Ele foi o responsável pela criação do primeiro modelo de calça. Uma de suas mais famosas criações é a “calça sherazade”, seria o que hoje se aproxima da calça saruel. Esta peça do vestuário feminino foi inspirada no balé russo que estava fazendo muito sucesso na Europa.
Inspiração oriental


Primeiro modelo de calças femininas

Poiret também foi um dos estilistas responsáveis por trazer o turbante para a moda ocidental.





Em 2009 a Arezzo investiu nos turbantes na campanha publicitária desenvolvida para a coleção Verão 2009.

O que merece destaque é a criação de Fortuny, chamada de Delphos, um dos grandes destaques desse período. Ele patentetou e concebeu um método de plissamento de seda e novos processos de tingimento que lhe permitiu produzir vestidos longos, românticos e flutuantes, reinterpretando assim o vestuário drapeado da Grécia Antiga.
O vestido Delphos acentuava as formas naturais do corpo e proporcionava uma revolucionária liberdade de movimentos



Três variações doinovador vestido plissado

A moda masculina não mais sofria as alterações visíveis de antigamente, era quase um uniforme: calça comprida, paletó, colete e gravata.


Estilistas de destaque 1900 a 1919:
Edward Molyneux , Jacques Doucet, Jeanne Lanvin, Jeanne Paquin, Mariano Fortuny e Paul Poiret.


#fica a dica

Você sabe o que são Paper Dolls?

São bonecas de papel que tem suas roupinhas recortáveis e montáveis. Elas começaram a ser difundidas na América do Norte e Europa a partir dos anos de 1910, em suplementos de propaganda e revistas.

Abaixo você encontra uma Paper Doll do Paul Poiret. Agorá é só baixar, imprimir e montar a sua.





Postagens mais visitadas deste blog

Estilistas Italianos

Anos 60