Anos 40

Os anos 40 foi marcado pela Segunda Guerra Mundial que durou de 1939 a 1945. Mesmo com as regras de racionamento, impostas pelo governo, que também limitava a quantidade de tecidos que se podia comprar e utilizar na fabricação das roupas, a moda conseguiu sobreviver à guerra.



A palavra de ordem era recessão. A silhueta feminina do final dos anos 30, masculinizada em estilo militar, perdurou até o final dos conflitos. Foi comum o uso de duas peças, de dia ou de noite, confeccionadas em tecidos simples. Eram saias justas e casacos que, para fugir da monotonia de tempos de crise, eram detalhados com debrum, bolsos e golas em cores diferentes.

O militarismo na moda
Os sapatos mais usados foram os do tipo plataforma e sua difusão contou com auxílio de Carmen Miranda, que fez deles sua marca registrada.

Carmen Miranda
Sapatos de Carmen Miranda
O náilon e a seda estavam em falta e fez com que as meias finas desaparecessem do mercado, ao mesmo tempo em que foram trocadas pelas meias soquetes ou pelas pernas nuas, na grande maioria das vezes era feita uma pintura falsa na parte de trás das pernas para imitar as costuras das meias.



Com o fim da Guerra surge o read-to-wear (prêt-à-porter) esta inovação permitia a produção de roupas me escala industrial, com qualidade, com ligação com mais novidades da moda e tamanhos variados por um mesmo modelo.

Quem merece destaque neste período é o estilista Cristobal Balenciaga, conhecido como o arquiteto da moda entre os estilistas.



O New Look, lançado por Christian Dior, surge em 1947 para propor o resgate da feminilidade da mulher, sufocada nos tempos da guerra. Esta proposta foi aceita pelas mulheres, que desejavam a volta do luxo e da sofisticação que estavam perdidos. A proposta contava com saias rodadas e compridas, cintura fina, ombros e seios naturais, luvas e sapatos de salto alto. Dior estava imortalizado com o seu “New Look” jovem e alegre. Era a visão da mulher extremamente feminina, que iria ser o padrão dos anos 50.

New Look Dior

Os homens viveram um período de franca estagnação na moda no período de guerra.

Estilistas de destaque 1940 a 1949:
Claire MacCardell, Cristóbal Balenciaga, Pierre Balmain, Jacques Fath e Charles James

#inspiração dos anos 40 na atualidade



Postagens mais visitadas deste blog

Estilistas Italianos

Anos 60